quinta-feira, janeiro 16, 2020

A SAGRADA FACE JESUS


Revelada milagrosamente no Santo Sudário pela Ressurreição do Senhor
Rita de Sá Freire
(Escritora e administradora do Apostolado “Nos Passos de Maria”)
"Quem me contempla, me consola” (Jesus à Beata Maria Pierina de Micheli).
                “Mostrai-nos, Senhor, a Vossa Face e seremos salvos”! (Salmo 79,4)
O homem sempre procurou contemplar o rosto de Deus. Jesus nos disse: “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14, 9). Dessa forma, a contemplação da Sagrada Face de Cristo é a própria contemplação de Deus. Ver a Face do Senhor é, de alguma forma, ter um encontro, é conhecer a Pessoa de Cristo. E assim, sua Face vem inspirando os cristãos a um maior conhecimento e amor ao Senhor, desde os primeiros séculos.
O culto à Sagrada Face tem por finalidade render à Face Adorável de Jesus, desfigurada na sua Paixão, homenagens particulares de respeito e de amor; reparar as blasfêmias e as violações dos dias santos, que O ultrajam de novo; além de obter de Deus a conversão de todos nós, pecadores. Nesse sentido, as orações devocionais à Sagrada Face de Jesus são um modo muito especial de honrar Nosso Senhor e de reparar todas as blasfêmias que Ele tem sofrido ao longo dos séculos, desde a Sua Paixão no Calvário. Trata-se de uma salutar devoção, que se diria, instituída pelo próprio Salvador no dia de sua Ressurreição, imprimindo, milagrosamente, Sua Sagrada Face no Santo Sudário. Uma veneração piedosa sempre conhecida e praticada na Igreja como incentivo poderoso à Reparação. Cabe ressaltar, que a vida de Jesus foi extraordinária e humana também. Devemos nos lembrar que Jesus Cristo assumiu a natureza humana sem deixar de ser Deus: é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, 483: “A encarnação é, pois, o mistério da união admirável da natureza divina e da natureza humana, na única Pessoa do Verbo”. Por essa razão, temos que ser adoradores e reparadores da Sagrada Face do Senhor, que Ressuscitado, ainda sofre por nossos pecados e de toda a humanidade. É mister considerar, que as orações de reparação a Nosso Senhor Jesus Cristo, em Sua Sagrada Face são tão necessárias e urgentes, hoje, mais do que nunca, pois o homem está excluindo Deus da nossa sociedade. Os verdadeiros valores cristãos e morais estão sendo substituídos por ideologias anticristãs e com isso, avançam os pecados do aborto, da impureza, da irreverência e da falta de respeito para com Jesus. Com isso, Nosso Senhor é escarnecido novamente. Reparamos e honramos a quem amamos. Então, lembremo-nos do amor de DEUS por nós.  Jesus Cristo, em seu extremo amor pela humanidade, depois de consumada a Redenção do gênero humano, quis deixar-nos a sua imagem gravada, milagrosamente, no Santo Sudário, dando-nos a graça, a nós, seus remidos, de nos inebriarmos nos Seus traços régios, para ler neles a Sua Paixão e o Seu amor por nós. Seguramente, na vida de Jesus, houve, incontáveis feitos gloriosos, cuja representação podia nos deixar, por exemplo:  a adoração dos Reis Magos, sua Transfiguração no Monte Tabor, sua Ascensão aos céus, a ressureição de Lázaro, o milagre da multiplicação dos pães, dentre outros. Entretanto, nas palavras de São Bernardo, a cor rubra da Paixão seria a mais apropriada para representar o amor e por essa razão, deixou de lado todos os demais fatos gloriosos da sua vida, e quis se representar, perante nós, como o Homem das dores, a fim de que nos fosse tanto mais amável, quanto mais desfigurado. Na devoção à Sagrada Face contemplamos o rosto sofredor de Jesus, ensanguentado e esbofeteado durante a sua Paixão. É a Face de Cristo no Horto das Oliveiras, na flagelação, na coroação de espinhos, e no caminho do Calvário, carregando a cruz às costas.
Sabemos que a maioria das pessoas tem dificuldade em meditar os sofrimentos de Jesus, pois se sente mais atraída pelas alegrias de Sua vida. Porém, é indispensável sabermos contemplar todos os mistérios da vida de Jesus: os alegres, os luminosos, os dolorosos e os gloriosos, como fazemos na reza diária do Santo Rosário em companhia de Nossa Senhora, a Mãe Dolorosa. Devemos contemplar, também, como Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, o Semblante Divino de Cristo: “Sob esses traços desfigurados, reconheço Vosso infinito amor e desejo ardentemente Vos amar e Vos tornar Amado por todas as pessoas”. ... Contemplar a Face de Cristo Crucificado nos une com todas as Suas tristezas, amor e total abandono: "Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas”. (Isaías, 53:4-5). Nas palavras do Padre José Fernandes Lucena, Prior e Fundador da Comunidade de Sagrada Face - Umuarama Paraná (Brasil): “A devoção (à Sagrada Face) nos faz sentirmos fortes para superar as dificuldades, enche a alma de generosidade e audácia, clareia a mente e faz crescer o entusiasmo por Deus; diminui as paixões pelas coisas do mundo e coloca no coração a prontidão e a alegria pelas coisas do céu”.
Certamente, as consoladoras promessas de Nosso Senhor, confirmadas por uma feliz experiência, mostram quanto é agradável a Deus e útil às almas a veneração e o culto da Sagrada Face!
"Toda vez que alguém contemplar a Minha Face, derramarei o Meu amor nos corações. E por meio da Minha Face obter-se-á a salvação de muitas almas". (Nosso Senhor à Irmã M. Pierina, 1945, em Milão).

A SAGRADA FACE E O SUDÁRIO DE TURIM
Primeiramente, cabe ressaltar que a Devoção à Sagrada Face está relacionada com o Santo Sudário. Ela é diferente da representação de Jesus no Véu de Verônica, mesmo tendo ele sido utilizado no passado como início desta mesma devoção. A imagem do Véu de Verônica seria uma imagem da pré-crucificação, obtida quando Santa Verônica encontrou Jesus, em Jerusalém, na Via Dolorosa, a caminho do Calvário. Já, a representação da Sagrada Face foi obtida, na pós-crucificação, revelada milagrosamente, a partir da mortalha de Jesus ou seja, do Santo Sudário. 
BREVE HISTÓRICO
Esta santa devoção teve origem com a impressão milagrosa do Rosto de Cristo no lenço de Verônica, uma tradição muito respeitada na Igreja. Em Tours (França), durante a década de 1840, uma jovem freira carmelita, Ir. Maria de São Pedro, recebeu uma série de revelações de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre uma devoção que Ele desejava que fosse estabelecida em todo o mundo: a devoção a Sua Sagrada Face. O propósito expresso dessa devoção era fazer reparação pelas blasfêmias e ultrajes cometidos pela humanidade contra o Sagrado Coração de Jesus e também, pela profanação dos domingos pelos católicos.
Em 1884, uma arquiconfraria da Sagrada Face foi estabelecida em Tours, na França e seus membros fazem reparações pelas blasfêmias lançadas contra Cristo. Também, a devoção cresceu muito por causa da importância que a Divina Face teve na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Outro fato que fortaleceu a devoção foram os surpreendentes estudos da figura de JESUS no Santo Sudário de Turim, além das revelações à Irmã Pierina de Micheli (†1945), a mensageira da Sagrada Face dos últimos tempos. A Irmã Pierina, beatificada em 30 de maio de 2010, foi uma freira, religiosa da Imaculada Conceição, nasceu em Milão, em 11 de setembro de 1890 e faleceu em 26 de julho de 1945 (aos 55 anos). Na Sexta-feira Santa de 1902, a futura Beata Pierina, com doze anos esperava na fila para beijar o Crucifixo, quando ouviu a voz de Jesus: “Ninguém me dá um beijo de amor na Face para reparar o beijo de Judas? ” A pequena não hesitou e respondeu: “Eu te dou um beijo de amor, Jesus! ”...quando chegou diante ao Crucifixo lhe imprimiu um forte beijo na face. Jesus chamou pedindo amor e a alma generosa respondeu. Naquele momento, nascia a devoção à Sagrada Face. Pierina foi privilegiada com muitas visões da Virgem Maria e do próprio Senhor Jesus para espalhar a devoção à Sagrada Face. Jesus e Maria a encorajaram a reparar os muitos insultos que Jesus sofreu em sua paixão, bem como, agora sendo desonrados de muitas maneiras no Santíssimo Sacramento por negligência, sacrilégios e profanações. Em sua terra natal, a irmã Pierina serviu como Mestra das Noviças até 1939. Empreendeu a tarefa de lidar com a nova fundação da Casa de sua Congregação, em Roma, que foi nomeada Superiora até sua morte.

APROVAÇÃO ECLESIÁSTICA PARA A FESTA DA SAGRADA FACE
No dia 10 de janeiro de 1959, a Congregação dos Ritos em Roma com a aprovação do Papa João XXIII, concedeu aos Bispos e Sacerdotes do Brasil a aprovação para a Festa da Sagrada Face, a ser comemorada na 3ª Feira de Carnaval, aprovando o texto da Missa. Dessa forma, os sacerdotes que desejarem, sempre poderão rezar a missa votiva em honra à Sagrada Face, às terças-feiras, e mais especialmente ainda, na Terça-Feira de Carnaval, dia da Festa da Sagrada Face.

A PROPAGAÇÃO DA SAGRADA FACE, OS PAPAS RECOMENDARAM
Sobre a propagação da Devoção a Sagrada Face, o Cardeal Gennari, em nome do Papa São Pio X às Carmelitas de Lisieux, disse: “O Santo Padre deseja que esta imagem seja distribuída profusamente por todas as partes e que seja venerada em todas as famílias cristãs. Recomenda Sua Santidade a propagação de seu culto particularmente aos Excelentíssimos Senhores Bispos como a todos os Eclesiásticos e abençoa especialmente todos aqueles que se tornam seus propagadores”. Nesse sentido pronunciou-se também o Papa Pio XI dizendo: “Em toda casa e em toda Igreja haja um quadro da Santa Síndone, ou seja, A SAGRADA FACE DE JESUS”.

ELEMENTOS DE DEVOÇÃO
- A MEDALHA DA SAGRADA FACE
A medalha da Sagrada Face de Jesus é um ícone de Cristo, morto na cruz para a redenção da humanidade e de Cristo vitima imolada e vivente na Santíssima Eucaristia. A Santíssima Virgem a deu como um presente à Igreja, por meio de Madre Maria Pierina de Micheli, para o crescimento espiritual de seus filhos. Assim a conta a Irmã Maria Pierina, em uma carta memorando ao Papa Pio XII: Na noite de 31 de maio de 1938, enquanto Madre Maria Pierina de Michelli (*1890 a +1945), religiosa da Congregação das Filhas da Imaculada Conceição de Bueno Aires, se encontrava em oração na capela da Casa de seu instituto em Milão, imersa em uma profunda adoração aos pés do sacrário, lhe apareceu, em uma nuvem de luz, uma Senhora de celestial beleza, levando em suas mãos um escapulário formado de duas flanelas brancas unidas por um cordão. Em uma estava a ‘imagem’ da Sagrada Face de Jesus e a frase: "Ilumina Domine Vultum Tuum super nos" (Fazei resplandecer sua face sobre nós) e na outra uma hóstia circundada por raios e com a frase: "Mane nobiscum Domine". (Fica conosco senhor).  Lentamente, a Santíssima Virgem aproximou-se e lhe  disse: “Escuta atentamente e relata tudo ao padre (Confessor): este Escapulário é uma arma de defesa, um escudo de  fortaleza, um sinal de amor e misericórdia que Jesus deseja dar ao mundo nestes tempos de luxuria e ódio contra Deus e a sua Igreja. Redes diabólicas estão expulsando a fé dos corações, os males aumentam, os verdadeiros apóstolos são poucos, e o remédio é a Sagrada Face de meu Filho Jesus. Todos aqueles que levarem este escapulário, e façam se for possível, cada terça-feira uma visita ao Santíssimo Sacramento, para reparar os ultrajes que a Sagrada Face de meu Divino Filho recebeu durante sua paixão e recebe todos os dias na Santíssima Eucaristia, serão fortalecidos na fé, superarão todas as dificuldades internas e externas, terão uma morte serena sob o olhar amoroso do meu Divino Filho”.

v  APROVAÇÃO E DIFUSÃO DA MEDALHA DA SAGRADA FACE
O culto da medalha da Sagrada Face teve aprovação eclesiástica em 09 de agosto de 1940, com a bênção do Beato Cardeal Ildefonso Schuster, monge beneditino, devoto da Sagrada Face de Jesus, então arcebispo de Milão.
Vencendo muitas dificuldades, morais e econômicas, Madre Maria Pierina conseguiu a aprovação eclesiástica e a permissão para cunhar as medalhas. Sentindo em seu coração, se, haveria alguma diferença entre as medalhas e o escapulário que havia sido incumbida de confeccionar, recebeu da Santíssima Virgem a confirmação das promessas que havia feito para o escapulário: “Fique tranquila, a medalha substitui o escapulário com todas as suas graças” (07 de abril de 1943 - Do diário da Ir. Pierina página 122). Dessa forma, a medalha iniciou o seu caminho no mundo, que continua cada dia, graças à ação apostólica de fiéis de todos os continentes que, colaborando para sua difusão, participam da obra de evangelização da igreja.

- A FESTA DA SAGRADA FACE:
Em 1938, Jesus disse a Pierina: “Quero que Minha FACE seja honrada com uma festa própria na Terça-feira da Quinquagésima (terça-feira de carnaval) e que esta festa seja preparada por uma novena durante a qual todos os fiéis façam Comigo reparação”.

- O QUADRO DA SAGRADA FACE ("QUEM ME CONTEMPLA, ME CONSOLA”).
A devoção deve ser feita diante de um quadro da Sagrada Face (imagem impressa no Santo Sudário) para que fique gravada em suas mentes e corações. Jesus disse à Irmã Pierina di Michelli: “Cada vez que se contemplar Minha Face, derramarei Meu Amor nos corações, e por meio de minha Sagrada Face obter-se-á a salvação de muitas almas”.
Na primeira terça-feira (da paixão de 1937) depois de ter sido instruída na devoção da Sagrada Face, conforme ela escreveu, Jesus lhe disse: “Pode ser que algumas almas receiem, que a devoção e o culto da Minha Face venha a diminuir a do Meu Coração”. Diga-lhes, que ao contrário, será completada e aumentada. Contemplando a Minha Face, as almas participarão das Minhas dores e sentirão a necessidade de amar e reparar. Pois não é esta a verdadeira devoção ao Meu Coração?
Palavras de Jesus à Ir. Maria Pierina de Micheli, em 27/5/1938:Contemple minha Face e penetre no abismo de dor do meu Coração. Console-me e procure almas que se imolem comigo pela salvação do mundo”.
Jesus disse à irmã Maria de São Pedro, em 1846: “Aqueles que venerarem a minha Santa Face em espírito de reparação, serão tão gratos por mim como fui à Santa Verônica. Eles farão uma generosidade igual à dela e gravarei os meus Traços Divinos em suas almas. Eu lhes darei a minha Face adorável”.
Jesus disse à Serva de Deus Maria Concetta Pantusa (1894-1953): “Minha querida filha, eu quero que faça uma divulgação muito ampla de minha Imagem. Eu quero ir a todos os lares e converter os corações mais endurecidos. Fale a todos da minha misericórdia e meu amor infinito. Eu vou te ajudar a encontrar novos apóstolos. Eles serão os meus novos eleitos, os amados do meu Coração onde terão um lugar especial. Eu abençoarei suas famílias e me substituirei para dirigir seus negócios. Eu quero a minha Divina Face fale aos corações de todos e que a minha Imagem seja impressa no coração e alma de cada cristão para brilhar o esplendor divino, pois agora eles estão marcados pelo pecado. Pela minha Sagrada Face o mundo vai ser salvo".

- O TERÇO DA SAGRADA FACE
Este terço da Sagrada Face é para ser rezado todos os dias; foi pedido pelo próprio Jesus Cristo. O terço da Sagrada Face foi dado por Nosso Senhor à Irmã Maria Pierina de Micheli (+ 1945), a privilegiada mensageira da “Sagrada Face dos Últimos Tempos”.

- O EXORCISMO (ORAÇÃO) DE SÃO MIGUEL ARCANJO (sugerimos que seja rezado entre as dezenas do Terço da Sagrada Face).
A oração a São Miguel foi composta pelo Papa Leão XIII no dia 13 de outubro de 1884, exatamente 33 anos antes do Milagre do Sol, em Fátima: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso auxilio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, humildemente o pedimos. E Vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino Poder, precipitai no inferno a satanás, e a todos os espíritos malignos, que vagueiam pelo mundo para perder as almas! Assim seja!”    

- A NOVENA DA SAGRADA FACE
Quero que Minha Face seja venerada particularmente nas terças-feiras” (Jesus à Madre Pierina de Micheli em1937). Início da novena: toda Primeira terça-feira de cada mês.

- A LADAINHA DA SAGRADA FACE
Esta ladainha foi composta pela carmelita Irmã Maria de São Pedro e aprovada por François-Nicholas-Madeleine, Cardeal Morlot, Arcebispo de Tours, onde existia a Arquiconfraternidade da Sagrada Face, em 1847. Foi reescrita em 27 de janeiro de 1853 e o Papa Pio IX concedeu a todos os que recitam essa ladainha, com um coração contrito, uma indulgência de 100 dias para cada vez, aplicáveis às almas do Purgatório.

- A LADAINHA DO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS
A devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus sempre esteve presente na Igreja desde o início e sempre aumentou através de solenidades, orações, escritos dos papas. É uma Ladainha para pedir a Deus o perdão dos pecados e afastar de nós os males do corpo e da alma.

- A CONSAGRAÇÃO À SAGRADA FACE
Várias orações foram compostas sob a inspiração da bela devoção a Jesus em Sua Sagrada Face, esta é um modo de consagração pessoal: “Ó boníssimo Jesus, que quereis salvar o mundo de hoje, com aquele infinito amor com que fora criado e redimido, incluí-me também no número dos que realmente trabalham pelo triunfo do vosso Reino de Amor na terra. Recebei para esse fim a total entrega de todo o meu ser, dispondo de mim. Quero difundir a Imagem de Vossa Divina Face e as misericórdias do Vosso Sacratíssimo Coração para que a Vossa Imagem ilumine e vivifique todas as almas. JESUS, operai milagres de conversão! Chamai os apóstolos para esta nova época, que por sua vez, se encarreguem dessa sublime missão. Que as ondas do vosso misericordioso Amor se espalhem sobre o mundo inteiro, e afundando o maligno e destruindo os males, renovem a terra e façam os homens, ao sentirem os seus corações tomados de caridade, viverem o Novo Testamento à Luz desse Sol que é a Vossa Divina FACE e as misericórdias do vosso Sacratíssimo Coração. Amém”.

-  O CANTO : Ó Face do Redentor (melodia de “Vitória, tu Reinarás")
Ó Face do Redentor /A Vós, todo nosso amor! (bis) Ó Face adorável,/ Refúgio do pecador/Asilo inefável,/ Conforto em nossa dor!/ Em Vós encontraremos/ a graça e o perdão!/no céu louvar-Vos-emos/ Ó Fonte de Salvação!/Jesus, nós vos pedimos/ por vossa morte atroz/que a luz de Vossa Face/ resplenda sobre nós!

PROMESSAS E GRAÇAS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA AQUELES QUE HONRAREM COM PROFUNDA DEVOÇÃO SUA SAGRADA FACE
“Por Minha Sagrada Face alcançareis a salvação de muitas almas! Pedi, nada: vos será negado”. (a Ir. Maria Pierina de Micheli)
“Cada vez que se contemplar a Minha Face, derramarei o Meu amor nos corações”. (a Ir. Maria Pierina de Micheli)
“Oferecendo a Minha Santa Face a Meu Pai apaziguarão a Minha cólera divina e obterão a conversão dos pecadores, como se fosse uma moeda celestial”. (a Ir. Maria Pierina de Micheli)
“Eles farão milagres pela Minha Santa Face. Iluminá-lo-ei com a Minha luz, rodeá-los-ei com o Meu Amor e fá-los-ei perseverantes no bem”. (a Ir. Maria Pierina de Micheli)
“Nenhum daquele que honrar Minha Face será separado de Mim”. (a Santa Matilde).
“Os devotos da Sagrada Face receberão, pela contemplação de Minha natureza humana, um vivo resplendor da Minha Divindade, e serão esclarecidos no fundo de suas almas”.  (a Santa Gertrudes)
“Do mesmo modo que procurardes reparar a Minha Face desfigurada pelos pecadores, assim Eu cuidarei de vossa alma, tornando-a tão bela como era ao sair das fontes batismais”. (a Soror Maria de São Pedro, carmelita de Tours).
“Esta Face é como um selo de Divindade, pois tem o poder de imprimir nas almas, que a Ela se dedicam, tão perfeita, que mesmo os seus pecados serão transformados, diante de Mim, em joias de ouro precioso”. (a Soror Maria de São Pedro, carmelita de Tours).
“Venerando a Minha Santa Face, em espírito de expiação, serão para Mim tão gratos como Santa Verônica. Farão uma generosidade igual a dela e Eu gravarei os Meus traços divinos em suas almas”. (a Soror Maria de São Pedro, carmelita de Tours).
“Eu serei o defensor, perante Meu Pai, de todos aqueles que por palavras, escritos ou orações defendem a Minha causa nesta Obra de reparação. Na hora da morte purificarei a Face das suas almas de todas as manchas de pecado e lhes devolverei a sua formosura original”. (a Soror Maria de São Pedro, carmelita de Tours, na França).
Para merecer as graças prometidas é necessário: usar a medalha, contemplar com amor, muitas vezes a Sagrada Face, zelar pela devoção, fazendo a Hora Santa, nas Terças-feiras, promover, anualmente, a novena em preparação à festa na terça-feira de carnaval, e seguindo o exemplo dos grandes devotos da Sagrada Face, ler e meditar diariamente o Novo Testamento. Todos os dias rezar 5 Pai Nossos… 5 Ave Marias… 5 Glórias… em honra das Cinco Chagas de Nosso Senhor JESUS CRISTO, rezando também a oração composta por Pio IX, e a aspiração que a segue: “Ó meu JESUS, lançai sobre nós um olhar de misericórdia! Volvei Vossa Face para cada um de nós, como fizestes à Verônica, não para que A vejamos com os olhos corporais, pois não o merecemos. Mas volvei-A para os nossos corações, a fim de que, amparados sempre em Vós, possamos haurir nesta fonte inesgotável, as forças necessárias para nos entregarmos ao combate que temos que sustentar. Amém”. Senhor, mostrai-nos a Vossa Face e seremos salvos!
TEXTOS BÍBLICOS SOBRE A SAGRADA FACE DE JESUS
Ante a face de Deus treme, ó terra. SL 113,7
Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz da vossa face. Confiado na Vossa justiça, eu contemplarei a Vossa face; ao despertar, saciar-me-ei com a visão de Vossa imagem. (Sl 4, 7; 16, 15).
O Senhor te mostre a sua face e te conceda sua graça! (Números 6,25)
Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face. (I Crônicas 16,11)
Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra. (II Crônicas 7,14)
Mas eu, confiado na vossa justiça, contemplarei a vossa face; ao despertar, saciar-me-ei com a visão de vosso ser. (Salmos 16,15)
Tal é a geração dos que o procuram, dos que buscam a face do Deus de Jacó. (Salmos 23,6)
Fala-vos meu coração, minha face vos busca; a vossa face, ó Senhor, eu a procuro. (Salmos 26,8)
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus? (Salmos 41,3)
Tenha Deus piedade de nós e nos abençoe, faça resplandecer sobre nós a luz da sua face, (Salmos 66,2)
Restaurai-nos, ó Senhor; mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos. (Salmos 79,4)
Restaurai-nos, ó Deus dos exércitos; mostrai-nos serena a vossa face e seremos salvos. (Salmos 79,8)
Recorrei ao Senhor e ao seu poder, procurai continuamente sua face. (Salmos 104,4)
Fazei brilhar sobre o vosso servo o esplendor da vossa face, e ensinai-me as vossas leis. (Salmos 118,135)
Ante a face de Deus, treme, ó terra, (Salmos 113,7)
Aos que me feriam, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros. (Isaías 50,6)
Em todas as suas aflições. Não era um mensageiro nem um anjo, mas sua própria Face que os salvava. No seu amor e na sua ternura ele mesmo os livrava do perigo. Durante o passado sustentou-os e amparou-os constantemente. (Isaías 63,9)
Cuspiram-lhe então na face, bateram-lhe com os punhos e deram-lhe tapas. (São Mateus 26,67)
Porque Deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo. (II Coríntios 4,6)
Verão a sua face e o seu nome estará nas suas frontes. (Apocalipse 22,4)
ENDOSSO POR PAPAS SOBRE A DEVOÇÃO À SAGRADA FACE
Mais de 30 Papas expressaram confiança na autenticidade do Santo Sudário. Bênçãos e indulgências foram colocadas pelo Magistério Papal na devoção à Santa Face para nunca serem tiradas, devido à importância desta devoção.
1. O Beato Pio IX disse: Esta salutar reparação da Santa Face de Jesus é uma divina ação, destinada a salvar a moderna sociedade;
2. São Pio X expressou seu desejo de que isso fosse venerado nos lares de todas as famílias cristãs;
3. O Papa Pio XI ofereceu figuras da Santa Face do Sudário para os jovens, dizendo: “Elas são retratos do Filho Divino de Maria; elas vêm, de fato, do que se tornou conhecido como o Sudário de Turim, ainda um mistério, mas certamente não foi o trabalho de nenhuma mão humana”.
4. O Venerável Papa São Pio XII pediu para difundir o conhecimento e a veneração tão grande como se fosse uma relíquia;
5. O Papa São João XXIII, olhando a relíquia disse: “Isto só pode ser uma obra do Senhor”.
6. São Paulo VI louvou o Santo Sudário dizendo: “Talvez somente a imagem do Santo Sudário revele-nos alguma coisa de humana e Divino da personalidade de Cristo”.
7. São João Paulo II, após beijar o Santo Sudário, acompanhado de Bispos, refere-se a essa relíquia com um “silencioso, mas eloquente testemunha da ressurreição de Cristo”.
ALMAS ESCOLHIDAS QUE VENERARAM A SAGRADA FACE DE JESUS
Durante todos os séculos, foram escolhidas almas que tiveram especial devoção à Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo: Santo Agostinho, São Bernardo, Santo Ambrósio, São Jerônimo, Santa Gertrudes, Santa Matilde, Santa Teresinha do Menino Jesus, São Boaventura, São Francisco de Assis, Beata Maria Pierina de Micheli,  São João XXIII, dentre outros.

CONSELHOS AOS DEVOTOS DA SAGRADA FACE
1.       Ter em suas casas uma imagem da Sagrada Face, em lugar de destaque, para seja honrada como protetora da família e do lar doméstico. Deve beijá-la devotamente de manhã, ao despertar e à noite, antes de ir dormir. O devoto deve consagrar suas ações diárias e tudo que tiver que resolver à Sagrada Face;
2.      No começo de suas orações ou de qualquer exercício de piedade, deve colocar-se na presença de Deus, olhando para a Sagrada Face, cujos olhos estão abertos e fixos em nós, para adorá-la com fé e amor;
3.      Na presença do Santíssimo Sacramento, recordar a nossa lembrança de que o rosto do Salvador está presente na Hóstia Sagrada que nos vê, nos escuta, nos abençoa e nos fala interiormente;
4.      Deve empenhar-se em imitar as virtudes da paciência, da mansidão, da serenidade, da modéstia, que resplandecem na Sagrada Face. Ouça o Divino Mestre que disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”: sabendo que, de fato, a delicadeza e a humildade do coração de Jesus são, como num espelho muito claro, admiravelmente refletido no rosto do homem Deus;
5.      Nas provações, doenças, acidentes, tentações, prostrar-se diante da imagem da Sagrada Face, seja no seu oratório particular ou, sobretudo, na igreja, onde estiver especialmente exposta;
6.      Propagar a adoração da Sagrada Face em sua localidade, entre seus amigos e conhecidos, e fazer uso dela para combater, de todas as maneiras possíveis, os terríveis efeitos de indiferença, do ateísmo e da heresia;
7.      Divulgar a devoção à Sagrada Face de Nosso Senhor para que seja conhecida e amada por todas as gerações, hoje e sempre;
8.     Os devotos e “Apóstolos da Sagrada Face”, devem ser “Adoradores do Santíssimo Sacramento”. Toda a vida de um “Apostolo da Sagrada Face” deve refletir a Luz da íntima união de vida com JESUS EUCARISTIA;
9.      Diante da Pessoa Adorável de Nosso Senhor Jesus Cristo os servos “no apostolado” devem conservar a alma e o coração em estado de total reverência, submissão e obediência à vontade do Senhor e por isso, humildemente devem ser os seus instrumentos de Evangelização e não devem agir no orgulho nem pensar que em alguma coisa, receberão recompensas;
10.  Oferecer humildemente reparação à Sagrada Face de Jesus pelos sacrilégios, blasfêmias, ignominias, afrontas e indiferenças pelas quais é ofendida;
11.   Promover vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa consagrada por meio das horas sagradas, orações, bem como, por sacrifícios pessoais e atos de caridade.
12.  Agradecer, diariamente, à Santíssima Trindade pelo envio de Jesus, que assumiu a humanidade e deu a vida por nós, sofrendo e morrendo na cruz.
13.  Procurar consolar e reparar a Santíssima Face de Jesus e a salvação das almas.
14.  Buscar a santificação pessoal, que através da ajuda da Sagrada Face de Jesus, alcançaremos a salvação eterna.
15.   Usar a Medalha da Face Sagrada.
16.  Receber o Sacramento da Reconciliação (confissão). Fazer uma consagração de si mesmo e do lar à Sagrada Face de Jesus;
17.   Tentar fazer, às terças-feiras, reparação diante do Santíssimo Sacramento por um período sugerido de 15 minutos. Se não for possível, passar o tempo diante da Imagem da Sagrada Face em sua casa;
18.  Recitar as orações da Sagrada Face, diariamente;
19.  Ser fiel na participação da Santa Missa Dominical; receber os sacramentos, de acordo com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana

CONCLUSÃO
De acordo com muitas profecias, em vários lugares da Terra, muitas catástrofes estão para atingir a humanidade e com estas palavras do Nosso Pai do Céu, busquemos a Sagrada Face de Cristo e divulguemos esta devoção para que a Ira de DEUS diminua sobre nós. Portanto, não percamos as graças que Nosso Senhor nos promete por meio da Devoção à Sua Sagrada Face. O tempo está passando. Corramos ao encontro do Senhor, o mais rápido possível e ajudemos outras pessoas a se abrigarem diante da Sua Face para que sejam salvas. “Mostrai-nos, Senhor, a Vossa Face e seremos salvos! ” (Sl 79) 

Obs.: As orações mencionadas neste artigo estão disponíveis no site www.nospassosdemaria.com.br

Contato com a autora: nospassosdemaria@gmail.com

Referências e fontes consultadas:
APÓSTOLOS DA SAGRADA FACE DE JESUS - 4ª edição, 2019.  Organizadores: Maria José Istorino de Souza e o Grupo de Oração dos Apóstolos da Sagrada Face de Jesus – Uberlândia (MG).
BARBERIS, Bruno e SAVARINO, Piero - Sudário, Radiodatação e Cálculo das probalidades, Edições Loyola, 1999.
BARBET, Pierre. A Paixão de Cristo - Segundo o cirurgião, Editora: Cléofas e Edições Loyola. 2014, 12º Edição: 240 páginas.
BIBLIA SAGRADA AVE MARIA
CORCIONE, Antônio Carlos - O RETRATO DO REI - Editores Associados- SP, 1998. 
LIGÓRIO, Afonso Maria de. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo I: Desde o Primeiro Domingo do Advento até a Semana Santa Inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 329-331.
SÁ FREIRE, Rita de – A Sagrada Face de Jesus, Revelada milagrosamente no Santo Sudário pela Ressurreição do Senhor (Devocionário da Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo – Origem, devoção e orações). Editora Petrus SP,  2020, 1ª edição: 224 páginas.
SOLIMEO, Plinio Maria — O Santo Sudário, Artpress, São Paulo, 2002
Sites visitados:
HOLY FACE ASSOCIATION. The Theasure of the Holy Face of Jesus. Montreal-Canadá. 2000
The Holy Face of Jesus( Leafl et). Montreal, 2002.
padrepauloricardo.org/blog/uma-devocao-para-a-terca-de-carnaval

Sem comentários: