sexta-feira, setembro 27, 2019

ALEXANDRINA E INTERNET


Pensei que seria bom dar-vos algumas informações sobre o que se passa na Internet a respeito da Beata Alexandrina e o que eu mesmo fiz nesse sentido.


Em 1995, mandei instalar a Internet em minha casa (em França não como nos Estados Unidos) e o meu fornecedor de acesso proponha paginas pessoais gratuitas, o que me permitiu, ajudado por alguns amigos — porque eu não percebia nada daquilo — a ter a ideia de um Site consagrado à então Serva de Deus, Alexandrina Maria da Costa.
Comecei a preparar algum material que traduzi em francês — porque à partida o Site era destinado aos visitantes de língua francesa — e guardei para o momento oportuno.
O dia chegou em que criei o Site «http://alexandrina.balasar.free.fr» e lá coloquei o pouco que tinha guardado.
O fornecedor de acesso permitia verificar as estatísticas do Site e no fim do mês fui verificar as visitas. Tinham sido 23 pessoas a visitar o meu humilde trabalho. Fiquei contente, quase como uma criança que recebe dos pais o seu primeiro brinquedo, vejam lá!
Continuei pacientemente a «alimentar» o dito Site e muito rapidamente o número de visitantes aumentou, passando para mais de 500, o que me alegrou, como podem imaginar.
Por E-Mail comecei a receber mensagens de encorajamento de pessoas que não conhecia mas que pareciam interessadas pelo meu trabalho, algumas delas portuguesas, pedindo que integrasse a língua de Camões no meu Site e, assim fiz.
Depois do francês e do português, vieram outras: italiano, espanhol, inglês, polaco e o que mais me admirou foi que alguém me enviou uma Via-Sacra traduzida dos textos da Alexandrina, em japonês, que com grandes dificuldades, por não conhecer a língua coloquei no Site.
Apareceram depois várias pessoas de várias nacionalidades que me propunham ajuda, o que muito facilitou o meu trabalho e a divulgação do Site que se tornara poliglota.
Uma das primeiras pessoas a querer participar nesta aventura, foi o Prof. José Ferreira, com quem me tornei amigo e ainda hoje o somos, vindo logo a seguir o antigo Pároco de Balasar que se propôs a compor os comentários para a liturgia dos domingos e festas…
Tudo este movimento deu asas ao Site que agora acolhia mais de 5.000 visitantes por mês, vindo mesmo, alguns anos depois a acolher mais de 10.000 mensalmente… E mais ainda, actualmente, pois é sem qualquer dúvida o maior do mundo sobre a Beata Alexandrina.
Sentia-me feliz por poder assim fazer conhecer e amar a Alexandrina Mari da Costa que tanto amava, considerando-a mesmo como a minha «irmã mais velha».
Este êxito inesperado para mim, levou o Padre José Granja, então pároco de Balasar a pedir-me que criasse um Site «oficial», o que fiz com ele, em Balasar mesmo, no dia 22 de Agosto de 2002.
Este novo Site foi “oficial” durante 6 anos, até à chegada do novo pároco que não quis continuar a colaboração e desde logo o Site que fora oficial se tornou o «Site dos amigos da Beata Alexandrina» e que tem tido um feliz sucesso junto dos visitantes.
Entretanto tinha criado também alguns Blogs sobre a Alexandrina que continuam a ser visitados regularmente.
Com a chegada do Facebook, criei uma página cujo sucesso foi fulgurante ao ponto de me obrigar a abrir uma segunda página, visto o número de “amigos” ser limitado a 5000.
A estas páginas vêm muitos portugueses e milhares de brasileiros, assim como os portugueses da diáspora que ali vem numerosos, quer do Canada como dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Suíça e outros países da Europa, mas também da América do Sul, tais como argentinos, venezuelanos, chilenos e uruguaios.
Não tiro destes modestos sucessos qualquer vaidade, porque não o faço para mim mas para aquela a quem tanto devo sobre o ponto de vista espiritual e que é, devo dizê-lo, minha “Comadre”, por ser a madrinha de baptismo da minha filha mais nova que também se chama Alexandrina.
Feliz por ter conversado convosco e até à próxima, se Deus quiser.

Sem comentários: