sexta-feira, março 30, 2012

ALEXANDRINA MARIA DA COSTA

CRONOLOGIA

Nada melhor do que uma cronologia, para se compreender bem a vida desta alma fora de série e cuja santidade é mais do que evidente!

Foi nesta cozinha que nasceu a Beata a 30 de Março de 1904
1904 Março 30: Alexandrina nasce em Balasar, distrito do Porto (Portugal)
1911 Desde Janeiro, até ao fim de Julho de 1912, vive numa pensão na Póvoa de Varzim, onde frequenta a 1a. Classe primária. – Recebe a 1a. Comunhão das mãos do Padre Álvaro de Matos, na igreja matriz, e o Santo Crisma das mãos do Senhor D. António Barbosa Leão, Bispo do Porto (1911)
1913 Aplica-se ao trabalho para ganhar o sustento. Membro do grupo coral da paróquia e catequista. Primeiras manifestações do seu amor pela oração mental.
1916 Adoece com o tifo e recebe os Últimos Sacramentos. A mãe coloca-lhe nas mãos o Crucifixo, e ela: “Não é este que eu quero, mas Jesus Eucarístico”.
1918 Serve em casa de um vizinho. Por motivos de saúde, deve deixar o trabalho para sempre. – Alguns meses na Póvoa para tratamento. – No mês de Março salta da janela para salvar a sua pureza.
1923 O médico João de Almeida, do Porto, prevê que ficará paralisada.
1924 Abril, 14 –Recolhe ao leito para sempre. –Sem saber como, oferece-se como vítima e começa a pedir o amor ao sofrimento –Inicia os seus meses de Maio, celebrados com solenidade, em honra de Nossa Senhora.
1928 A ida duma peregrinação paroquial a Fátima dá-lhe o desejo da cura e faz novenas. – Desiludida, é assaltada por um pensamento: “Jesus está no Tabernáculo prisioneiro; também eu sou prisioneira”. – Compõe a oração aos sacrários. – Florinhas para reparação eucarística.
1930 Invade-lhe o coração um forte calor que a arrebata nas suas longas orações
1931 Primeiro convite íntimo de Jesus à imolação: “Amar, Sofrer, Reparar”.
1933 O Pároco que lhe levava Jesus todos os dias, é substituído pelo Padre Leopoldino Rodrigues Mateus (3-7-1933); este, no princípio, dá-lhe a Comunhão só nas primeiras sextas-feiras, depois todos os dias. – Agosto, 16-20: Encontro com o seu primerio Director Padre Mariano Pinho, S. J. –Outubro, 18: Recebe a fita de Filha de Maria. – Novembro, 20: É celebrada a primeira Missa no seu quarto.
1934 Setembro, 6: Primeiro convite à Crucificação: “Dá-me as tuas mãos, os teus pés, Eu quero cravá-los”. Setembro, 8: Jesus torna-se seu Mestre. –Setembro, 4: O demónio começa a atormentá-la na imaginação. – Outubro, 5 e 10: Promessa de desposório espiritual com o Divino Esposo. – Outubro, 11: Convite à missão de vítima: “Ajuda-me na redenção do género humano”. – Outubro, 15: Jesus artista da sua alma. – Dezembro, 20: Jesus confia-lhe os Sacrários e os pecadores.
1935 Soleniza o mês de Maria com florinhas diárias escritas por ela; a consagração no fim do mês. – Julho, 30: Jesus pede-lhe pela primeira vez a Consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria; ordena-lhe depois que o Director escreva ao Papa para este fim.
1936 Festa da SS. Trindade: passa pela primeira morte mística.
Uma das mais antigas fotografias da Alexandrina
1937 Abril: Tendo-se agravado muito a sua saúde, o Pároco resolve-se a levar-lhe a Sagrada Comunhão todos os dias. – Maio, 31: O Padre António Durão, S.J., examina Alexandrina, em nome da Santa Sé, sobre o seu pedido para a Consagração. Desde Julho a 7 de Outubro, vinganças e perseguições visíveis do demónio. – A Sr.a D. Fernanda dos Santos, de Lisboa, já falecida, socorre a pobreza da Alexandrina.
1938 Outobro, 3: Pela primeira vez sofre a Paixão, que se repetirá todas as sextas-feiras até 20 de Março de 1942. – Abril, 5: Jesus confirma o desposório espiritual com a alma da Alexandrina. – Purificação dos sentidos manifestada através de uma sede abrasadora e a sensação de odores insuportáveis; o que sucede imediatamente depois da primeira Paixão. – Segundo exame da Santa Sé feito pelo cónego Manuel P. Vilar. – Dezembro, 6: Viagem ao Porto, para ser examinada pelos médicos. – Dezembro, 26: Exame pelo professor Elísio de Moura.
1939 Março, 20: “Jesus prediz-lhe a respeito do novo Pontífice Pio XII: É este Papa que consagrará o mundo ao Coração de Minha Mãe”. – Junho, 16: Festa do Sagrado Coração: pede pela última vez ao Papa a Consagração do mundo ao Coração de Maria – Janeiro, 20; Junho, 13; Junho, 28: Jesus prediz-lhe a guerra como castigo de graves pecados. – A Alexandrina oferece-se como vítima pela paz.
1940 Julho, 14: Oferece-se vítima com outras almas do mundo em união com Nossa Senhora para obter a paz ao menos para a sua Pátria. Jesus aceita a oferta e afirma-lhe categoricamente: “Portugal será salvo”. – Dezembro, 6: Jesus assegura-lhe que o Santo Padre seria poupado fisicamente aos horrores da guerra, mas que sofreria muito moralmente.
1941 Janeiro, 4; Abril, 5: Jesus pede-lhe com insistência a Consagração para obter a paz do mundo. – Fevereiro, 14: O Dr. Manuel Augusto Dias de Azevedo , torna-se seu médico assistente, o “médico providencial”; Junho, 15: Visita médica ao Porto.
1942 Janeiro, 7: Perde o seu primeiro Director. – Janeiro, 20: Padre Pinho dá-lhe como confessor o Padre Alberto Gomes. – Março. 20: Sofre pela última vez a Paixão; Março, 27: Piora e administram-lhe os Sacramentos; entra na segunda morte mística e muito dolorosa, porque assiste a uma espécie de destruição e incineração do próprio corpo, até 24 de Outubro de 1944; dita as suas últimas disposições, persuadida de que vai morrer; começa o jejum completo e a anúria vivendo somente da Eucaristia até à morte (Outubro de 1955); em lugar da Paixão, terá de agora em diante os êxtases das sextas-feiras. –No mesmo dia prediz a próxima Consagração as Coração de Maria. – Setembro, 5: Sente que será transformada pelo amor.
1943 De 10 de Junho a 20 de Julho: No Refúgio de Paralisia Infantil, é observada pelo Dr. Araújo quanto ao jejum e anúria. – Outubro, 11 Jesus confirma-lhe que Portugal será livre da guerra. – Outubro, 31: Sofre as penas do Purgatorio.
1944 Fevereiro: separação do espírito da alma. – Maio, 13: Misticamente sepultada. – Junho, 21: Primeiro encontro com o P. Humberto Pasquale, S.D.B., que será o seu segundo Director. – Junho, 3: Jesus entrega-lhe o Coração. – Agosto, 5: Jesus como um ladrão, entra nela e leva-lhe aquilo que é vida para o corpo; esta parte passa um dia no Céu, e o corpo permanece na maior dolor. Críticas e calúnias contra a sua vida (verão). – Setembro, 8: O Padre Humberto toma oficialmente a sua direcção espiritual. – Outubro, 24: Começa a sofrer a Paixão íntima de Jesus, que durará até à morte. – No Outono sofre a grandes intervalos as penas do inferno, com fases mais ou menos intensas até Outubro de 1945; – Outubro 24: Sente-se como sacrário da SS. Trindade. – Novembro, 4: Operações divinas do Espíritu Santo. – Novembro, 10: Setas de amor penetram-lhe o coração. – Novembro, 16: Reconhece-se sensivelmente transformada em Cristo. – Novembro, 27: Jesus chama-lhe “Bendita de meu Pai”. – Primeiro sábado do mês: É coroada rainha por Nossa Senhora. – Dezembro, 8: Jesus e Nossa Senhora entregam-lhe e fecham-lhe no coração a humanidade. – Tentativas para lhe tirarem o Director. – Dezembro, 29: Seu matrimónio místico.
1945 É inscrita entre os Cooperadores Salesianos. – Fevereiro, 26: Sente-se transformada em pecado e desconta durante longo tempo as várias categorias de pecados. – Março, 3: Jesus dilata-lhe o coração. – Março, 19: Mensagem para as famílias: imitar a Família de Narazé. – Abril, 24: Promessa da perseverança: privilégio de que se encontram alusões em outros lugares: por exemplo, no êxtase de 23 de Junho de 1944, referido neste volume. – Maio, 11: Mudança de corações entre Jesus e ela. – Maio, 20: União dos dois corações.  – Junho, 26: Jesus transforma-a n’Ele. – Julho, 23: Admitida à contemplação da SS. Trindade. –Agosto, 13: Contempla novamente a Trindade Augusta. – Agosto, 23: Revestida e como que transformada em pecado. – Setembro, 1: Novas e grandes manifestações da sua transformação em Cristo. – Setembro, 14: Jesus derrama-se a si mesmo no coração da Alexandrina.
A imagem que mais a popularizou, antes da beatificação
1946 Janeiro, 4-16: Mística ressurreição e Ascensão ao Céu. – Janeiro, 11: Divinas operações do Espíritu Santo; durante este ano sente em si a acção do Eterno Pai (o documento não tem data). – Outubro, 3: É colocada sobre duras tábuas e assim permanecerá até à morte. – Novembro, 24: Novo exame dos teólogos e de um médico ateu, que a deixa em estado doloroso. – Dezembro, 25: Uma cartinha importante ao Menino Jesus, em que renuncia à realização das promessas de Deus e à sua própria vida.
1947 Abril, 4: Mística descida ao limbo. – Abril, 15: Confirmação do seu matrimónio místico. –Julho, 20: Sentindo-se mal, escreve a sua carta-testamento aos pecadores.
1948 Fevereiro, 6: Vive por longo tempo o mistério da Igreja, simbolizada na torre descrita por Hermas. Reviverá este símbolo especialmente desde 1953 em diante. Naquele período durante alguns êxtases, soltará este apelo aflito: “A Igreja! A Igreja!” – Penetrará... na Paixão íntima de Jesus. – Julho, 14: Escreve uma cartinha aos pecadores, para ser colocada no seu jazigo. Setembro, 23: Perde o seu segundo Director.
1949 Abril, 22: Vive o símbolo da torre. – Junho, 24: Jesus encarrega-a de distribuir as riquezas do seu Divino Coração. – Setembro, 2: Jesus promete-lhe chamar ao seu túmulo muitos pecadores e convertê-los. – Outubro, 2: Nossa Senhora pede-lhe para prender a ela as almas com o Rosário.
1950 Março, 10: Jesus mostra-lhe a necessidade de que se multipliquem no mundo as almas vítimas. – Outubro, 20: Desde há tempos, carregando os pecados, parece-lhe envenenar a humanidade com todos os seus sentidos.
1951 Janeiro, 26: Vê a torre; Igreja gravemente ameaçada por todas as feras. – Fevereiro, 2: Parece-lhe ser como um sepulcro imenso, no qual deve fechar toda a mortalidade dum mundo que peca, para dar a vida a todos: a vida de Cristo. – Março, 23: Jesus promete-lhe que não a deixará nenhuma sexta feira sem Comunhão; à falta de sacerdote, em tal dia, desde então, comungará das próprias mãos de Jesus ou dum anjo.
1952 Janeiro, 5: Jesus promete-lhe que muitas almas se tornarão, pelo seu exemplo, ardentemente eucarísticas. – Durante este ano aumenta espantosamente o número das pessoas que visitam a Alexandrina. – Tem a sensação de ser como um pescador que tem muitas redes para lançar às almas. Jesus afirma-lhe:  Tu vives a minha vida pública.  Maio, 30: Jesus afirma-lhe: “Nunca, nunca me afastei de ti desde o dia do teu Baptismo”.
Tal como foi representada a quando da beatificação
1953 No dia de S. José recebe em audiência 570 pessoas, idas a Balasar aproveitando todos os meios de transporte. – Maio, 9: Recebe quase duas mil pessoas; fala cerca de dez horas. – Junho, 5: Recebe perto de cinco mil pessoas e no dia 10 quase 6 mil; foram contados 180 automóveis e muitas dezenas de camionetas. Depois destas audiências aos grupos de cinquenta aproximadamente, foi-lhe perguntado se se sentia cansada, e ela respondia: “Poderia receber outras tantas”. Novembro, 20: Jesus chama à habitação da Alexandrina “Calváario dos pecadores”. – Dezembro, 25: Último êxtase público; está-se cumprido a promessa: aproxima-se o fim. Visão da SS. Trindade.
1954 Abril, 9: 12o. Aniversário de jejum total; Jesus diz-lhe: “Coloquei-te no mundo, faço que tu vivas só de Mim para provar ao mundo aquilo que vales a Eucaristia e aquilo que é a minha vida nas almas”. – Nestes últimos tempos desconta os pecados contra a fé e a esperança. – Setembro, 10: Como em tempo ido, na morte mística, animais e aves lhe devoravam o corpo, agora porém sente que lhe devoram a alma. – Outubro, 1: A sua missão: “Incendiar o mundo com o amor de Jesus e de Maria”. 1a. sexta-feira: Místicos estigmas de amor.
1955 Janeiro, 7: Jesus prediz-lhe a morte: “Estás no teu ano, estás no teu ano, estás no teu ano!” Janeiro, 28: Afirma-llhe: “Estás posta no número dos meus santos”. – Fevereiro, 4: O Eterno Pai diz-lhe: “Esta é a nossa filha bem amada, em quem foram sempre postos os nossos olhares”. Março, 4: Martírio do olfacto atormentado por insuportáveis odores. – Maio, 6: O Coração Imaculado de Maria diz-lhe: “Dentro de pouco, venho buscar-te. –Outubro, 13: Voa para o Céu.
Padre Humberto Pasquale, seu segundo Director espiritual
1965 O salesiano director espiritual de Alexandrina, a convite do Arcebispo de Braga, inicia o processo diocesano sobre as virtudes de fama e santidade de Alexandrina.
1966 Recolhem-se os escritos enviados a muitos destinatários.
1967 Abre-se o processo diocesano sobre todos os escritos e començam a ser interrogadas, pelo tribunal eclesiástico, 48 testemunhos.
1973 Presente o Postualdor Geral dos Salesianos, encerra-se o processo diocesano. – A 21 de Maio são abertas, pela Sagrada Congregação, as duas caixas de escritos da Serva de Deus.
1976 A 30 de Novembro, o segundo teólogo dá também ele o seu voto positivo.
1977 A Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé dá o “Nihil obstat” para tratar a causa
2004 25 de Abril, celebração, em Roma, pelo agora Beato João Paulo II, da cerimónia de Beatificação.

Sem comentários: